17/05/2010

Plataforma Paulo Freire

A Associação de Educadoras Populares de Porto Alegre (Aeppa) e a Secretaria Municipal de Educação (Smed) enviaram no início da semana passada, ao diretor de Educação Básica da Capes/MEC, João Carlos Teatini, a lista das creches conveniadas da prefeitura para ser cadastrada na Plataforma Paulo Freire.
Nesta caminhada, contamos com o apoio da vereadora Sofia Cavedon na interlocução com o MEC para que nós educadoras/es populares também pudéssemos cursar a graduação pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) e na luta pelas vagas nas Universidades. Esse apoio tem sido fundamental na construção de novos inéditos- viáveis, bem como a organização da AEPPA enquanto associação.
Logo, destacamos que essa conquista foi a nossa segunda vitória, sendo que a primeira foi à inclusão das educadoras populares no Plano Nacional de Formação de Professores.
Segundo nossa presidente Letícia Guedes "Esta conquista permite que qualquer educador não efetivo da rede pública, mas que atuem na educação pública no Brasil possa buscar sua formação".
A UFRGS e a UERGS já estão ofertando curso pela plataforma.
Solicitamos aos educadores que ainda não tentem fazer seu cadastro, estaremos comunicando a todos quando este momento chegar.
Em 2001 com a aprovação do Plano Nacional de Educação que expressa às competências dos entes federados para com a Educação infantil e uma delas traduzem-se, pelas diretrizes, objetivos e metas para dez anos , abrangendo aspectos qualitativos e quantitativos, dentre as diretrizes de cunho nacional destacamos aqui o que se trata a formação :
• A formação inicial e a continuada das professoras e professores de Educação Infantil.
• Os sistemas de ensino devem assegurar a valorização de funcionários não-docentes que atuam nas instituições de Educação Infantil, promovendo sua participação em programas de formação inicial e continuada.
Logo, a AEPPA está cumprindo um papel importante na construção de um novo jeito de fazer educação.



Texto: Letícia Guedes e Fernanda Paulo
EM 12/05

Nenhum comentário: