18/07/2010

Maria EDi participa da Cerimônia de Certificação

INSTITUTO BRAVAGENTE FORMA TURMA DE EDUCAÇÃO POPULAR

Projetode pós-graduação foi construído de forma coletiva
.
Fernanda Paulo foi a oradora da Turma, onde a mesma trouxe um texto que trazia a trajetória social, política e pedagógica deste projeto. Maria Edi Cornel , representante da AEPPA compôs a mesa para entrega de certificação dos novos especialistas.







Foi na  quarta-feira, 14, às 19 horas, no Pão dos Pobres, o Instituto Bravagente forma a primeira turma do curso de pós-graduação em Educação Popular e Gestão de Movimentos Sociais, parceria com a Associação dos Educadores Populares de Porto Alegre (AEPPA), Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa), Gabinete da Veradora Sofia Cavedon e Instituto Superior Ivoti.

Os formandos atuam com educação de base em comunidades, pontos de cultura, sistema prisional e sócio-educativo. Com currículo inovador de 420 horas, o projeto foi construído de forma coletiva com a AEPPA, para pessoas que atuam em espaços formais e não formais de ensino. Organizado em quatro módulos de disciplinas e um de seminário de pesquisa, seu corpo docente é formado em sua maioria por doutores em ciências sociais e educação.

O curso foi coordenado pelo Instituto Bravagente, instituição privada, sem fins lucrativos voltada à formação cidadã inclusiva, para os profissionais da Educação Popular, da Pedagogia e ligados aos Movimentos Sociais.Todos os formandos receberam bolsas parciais ao terem comprovado necessidade do auxilio agora comemoram o empenho de todo um grupo de pessoas e instituições. Informações sobre novas turmas podem ser adquiridas pelo site. Os temas dos Trabalhos de conclusão dos novos especialistas em Educação popular são:

1- “A Orquestra de Flautas da E.M.E.F. Heitor Villa Lobos: Uma Investigação Qualitativa sob a Ótica da Inclusão Social”.

Aluna: Keliezy Conceição Severo

2- A Pedagogia dos Orixás: mitologia africana e educação popular em porto alegre.

Aluna: Maria Iara Santos Deodoro

3- “Formação das/os Educadoras/es Populares de Porto Alegre Formadas/os em Pedagogia: Identidade, Trajetórias e Desafios”.

Aluna: Fernanda dos Santos Paulo

4 - "O Esporte como fator de inclusão Social para crianças abordadas pelo Programa Ação Rua da Prefeitura Municipal de Porto Alegre”
Aluno: Alessandro Silveira Pereira

5- “Lentes Pedagógicas”

Aluna: Miceli Gevehr

6- “Inclusão Social e Acessibilidade para Alunos Deficientes Visuais em Escola Regular – Possibilidades e Desafios”.

Aluna: Jussara Rodrigues

7- “Gestão Democrática”

Aluna: Jaqueline da Luz Ferreira

8- “O Novo Ethos Cultural nas Relações de Cooperação e Solidariedade: Tramas, Dramas e Manhas da População Adulta em Situação de Rua de Porto Alegre”.

Aluno: Roque Grazziola

9- “Metodologia de Educação Popular como Estratégia de Permanência Escolar”

Aluna: Janaine da Luz Ferreira

10- “O Diálogo como Superação de Atravessamentos com Adolescentes Internos”.

11- “A Linguagem Tribal nos Alunos da FASE”

Aluna: Maria Chirlene Oliveira

Orientadora: Profª. Ms Neila Sperotto

12- “O Papel do Educador Social no CAPS”

Aluna: Dóris Lúcia Salgado Silveira

13- “O processo de Inclusão Social através das Práticas Musicais: Um estudo sobre o projeto Usina de Talentos da Fundação Pão dos Pobres”.

Aluno: Douglas Jetelina

14- “O Educador Social Reflete a Sua Trajetória”.

Aluna: Luciana Duarte da Rosa

Fonte: Pauta Social

Nenhum comentário: