29/07/2010

Programa Unipoa oferece bolsas em faculdades privadas

Recebemos do nosso Sócio Luis Pedro e compartilhamos com os demais:

Programa Unipoa oferece bolsas em faculdades privadas



Bolsas de estudo são para alunos carentes em cursos de tecnologia
Por meio de convênios firmados junto a instituições privadas de ensino superior, o Programa de Bolsas de Estudo Unipoa oferece 276 bolsas de estudo integrais ou parciais para alunos carentes. A prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), já estabeleceu parcerias com a Escola Superior de Administração, Direito e Economia (Esade) e com a Faculdade de Tecnologia de Porto Alegre (FTEC), que disponibilizarão vagas para o semestre letivo que se inicia em agosto.
Requisitos – Para concorrer, é preciso ser brasileiro, residente em Porto Alegre, com renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos (R$ 1.530) para bolsas parciais e até 1,5 salário mínimo (R$ 765) para bolsas integrais, ter ensino médio completo e não possuir diploma de curso superior. A nota do aluno no Exame Nacional do Exame Médio (Enem) será utilizada como critério de seleção. Além disso, as faculdades já usam o resultado do Enem para bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni), do Ministério da Educação, de nível superior em instituições privadas.
As inscrições devem ser realizadas junto às faculdades. Para mais informações: Esade (51-3251-1111 / www.esade.com.br), FTEC (51-3285-6297 / 3012-8264 / www.ftec.com.br) e Smed (51-3289-1840).
Unipoa - O programa foi criado a partir dos Decretos Municipais 16.736 e 16.737, que estipulam que universidades privadas de Porto Alegre ofereçam bolsas de estudos em número equivalente a 4% das matrículas efetuadas no semestre letivo anterior. As bolsas poderão ser integrais ou parciais (50% no valor das taxas e mensalidades), de acordo com os critérios estabelecidos na referida legislação.
Em contrapartida, as universidades participantes do Unipoa se beneficiarão do incentivo tributário de redução do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) de 5% para 2%. Das bolsas de estudos oferecidas, ao menos 20% delas devem ser destinadas a cursos da área tecnológica – percentual que aumentará gradativamente, atingindo 50% em 2013. O cumprimento das parcerias será acompanhado e avaliado pelo setor de Ensino Médio da Smed, visando garantir o bom atendimento dos alunos bolsistas.
As vagas disponibilizadas pela Esade dizem respeito aos cursos de Administração, Psicologia, Economia, Tecnólogo


Editado pela Supervisão de Comunicação Social


Fonte: recebido por e-mail - texto original
OBs: Tem uma reportagem no diário Gaúcho de ontem (27/07/2010)

Nenhum comentário: