26/04/2012

Educação Popular: Luta da AEPPA


A Educação Popular

É uma educação comprometida com as classes populares, portanto tem na sua essência a participação e  se orienta por um projeto de sociedade,  na  perspectiva da dignidade e da emancipação humana.
Aqui na AEPPA, lutamos pela  Educação Popular buscando nos nossos saberes adquiridos e construídos nas nossas comunidades, a matéria prima para construirmos um curso de formação para nós, trabalhadores(as)na educação. Aprendemos nesses movimentos e buscamos outras aprendizagens na "escola/universidade"  sem que seja desconsiderado o conhecimento que já temos.
Portanto, convidamos a todos(as) educadores(as) populares de Porto Alegre a juntar-se (somar-se) a AEPPA para que juntos possamos construir uma cidade melhor, em que sejamos valorizadas e reconhecidas como trabalhadores(as) da educação, e não como " tia", "voluntária", "amiga da instituição", " assistente", etc. Nossa grande diferença é que MILITAMOS por uma causa, que é a educação popular e a partir dela e com ela construimos cursos de formação para nos formamos permanentemente como educadores(as) críticos(as), problematizadores(as) e engajados(as) na luta em defesa de uma vida digna para todos nós que históricamente sofremos  pelos processos de exclusão.
Esse é um convite da atual presidente da AEPPA ( Maria Edi Coronel) e da representante do núcleo de formação da AEPPA ( Fernanda Paulo) para que possam  sentir a energia da nossa luta e conosco permaneçam nesse movimento: Ação- reflexão-ação...

Lembrando que já dizia Freire, " mudar é difícil, mas possível e urgente" !!!!
____________________________________________________________
Educadores(as)Populares

Socializamos o tema de um seminário em SP a acontecer no II semestre de 2012 para nos inspirarmos a pensar o noso seminário de Aniversário da AEPPA.

________________________________________________________

X Fórum Regional de Educação Popular do Oeste Paulista -
VII Internacional
(X FREPOP
- VII Internacional)

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LINS (UNILINS) - LINS (SP)

DE 24 A 28 DE JULHO DE 2012

Tema Central:

EDUCAÇÃO POPULAR E A PARTICIPAÇÃO DA MULHER
NA MILITÂNCIA SOCIAL E POLÍTICA PELA
CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE PLURALISTA,
NÃO VIOLENTA E SUSTENTÁVEL
– UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL-

Eixos Temáticos:
I. 10 anos de FREPOP: sistematizando a experiência, desafios e perspectivas;
II. Interculturalidade na perspectiva da Educação Popular;
III. Educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva da Educação Popular;
IV. Organizando a Educação Popular como Política Pública na Saúde, na Educação, no Campo, na Cidade e nas Comunidades Originárias, Quilombolas e Camponesas;
V. As relações de gênero na perspectiva da Educação Popular;
VI. Comunicação de Massa, gênero e violência.

COORDENADORA GERAL: Edilene Lopes.
Fonte:http://www.frepop.org.br/




Nenhum comentário: