15/07/2012

Carta de Princípios: AEPPA 2012


Carta de Princípios: AEPPA 2012

Em Porto Alegre, na assembleia do dia 14 de julho de 2012, data em que foi comemorado o aniversário da associação (24/06/2000) o núcleo de formação propõe uma carta de princípio anual para planejar  o nosso trabalho . Eis a proposta, que define bem o caráter do nosso movimento de Educação Popular:

1.      A AEPPA, é um espaço de formação em educação popular que promove encontros mensais com o objetivo de lutar pelo ingresso de educadores(as) no nível superior. Educadores (as) que já trabalham na área da educação e  da assistência social. Nesse nível de ensino, o movimento das educadoras e educadores buscam cursos que contemplem no seu currículo a educação popular nos seus diferentes espaços ( formal e não formal).

2.      A AEPPA em sua trajetória também tem lutado pela valorização e reconhecimento desses educadores e educadoras. Para tanto, tem realizado formações mensais para discutir temas demandados pela  vivência do trabalho de educadores e educadoras.

3.      Temos o compromisso de articular os conhecimentos dos movimentos populares com os conhecimento da academia, tornando possíveis coligações entre eles e ações coletivas conjuntas afim de não separar a experiência do trabalho com a da Universidade ( prática e teoria).

4.       A AEPPA constitui um espaço aberto para o aprofundamento da reflexão, através de debate que se pretende democrático, na pretensão de formular propostas de uma educação pública popular, gratuita e de qualidade.

5.      Ser um espaço de socialização de experiências e de articulação para ações coletivas que promovam  um projeto político pedagógico de formação inicial e continuada nos pressupostos da educação popular.

6.      Luta-se pela dignidade humana, por uma sociedade solidária,  igualitária e justa. Nesse sentido, nos opomos a toda forma de crueldade e  opressão.

7.       Pretendemos buscar diálogos com outras entidades e movimentos sociais locais, tanto nacionais e internacional  que lutam pela educação popular;

8.      Somos contrários ao modelo neoliberal de sociedade, bem como ao sistema capitalista que prega a bandeira da individualização, da concorrência injusta, da mercantilização da educação, da precarização do trabalho e de toda forma de desvalorização do trabalho do(a) educador(a).

9.      O público da AEPPA é composto por diferentes educadores(as) que trabalham ativamente em espaços de educação não formal, podendo agregar  outros educadores(as), ativistas e dirigentes dos movimentos sociais populares, membros de organizações não governamentais, que lutam pela  transformação social.

10.  A AEPPA funciona através de uma rede articulada em prol da promoção da educação popular, onde seus membros são militantes por essa causa.

11.   A AEPPA não executa política pública, mas luta pelo direito ao acesso das políticas públicas.

12.   Por fim, respeitamos e valorizamos a diversidade dos saberes, bem como lutamos pelo direito a um conhecimento crítico-problematizador, protagonizado pelos diferentes educadores (as) que estão inseridos em movimentos comunitários

Nenhum comentário: