18/07/2012

Pensar, analisar, refletir e discutir:


PARA REFLETIR:



A crença de que hoje é impossível fazer educação popular na escola pública recai, a nosso ver, no entendimento de que é igualmente impossível e inviável todo e qualquer trabalho comprometido com os segmentos minoritários da sociedade a ser desenvolvido na esfera estatal. Pensando assim, estaríamos negando não só as possibilidades históricas que nos oportunizariam mudanças significativas a nível social, como também estaríamos negando a possibilidade de um Estado democrático, alimentando, conseqüentemente, a idéia de estarmos condenados a viver o resto de nossas vidas sob a custódia de um Estado autoritário repressivo. (Ana Maria do Vale)



“ A maioria dos professores não tem uma consciência clara do fato de que a pedagogia marxista é e deve ser antes de tudo uma teoria da pedagogia social” ( Pistrak)



"É possível fazer uma educação popular na escola pública, porém é claro que tem os seus limites. É preciso avançar com a ação e muita sensibilidade para saber quais são os limites" (Beisiegel, 1987).

Nenhum comentário: