ASSEMBLÉIA DE NOVEMBRO
Quando? Dia 10 de novembro
O que? Assembleia dividida em 2
tempos: informes e formação .
Para o segundo tempo foi pensado a apresentação do trabalho de PAULO LARA PERKOV.
Horário ( inicio da assembleia) : 14hs
Inicio do tempo formação: 15h30min ( entregaremos atestado de participação)
LOCAL: SALA 10 DO MERCADO PÚBLICO
Quem é PAULO LARA PERKOV?
É um Educador popular
que trabalha com capoeira. Fez o mestrado na Unisinos, em São Leopoldo/ RS,
estudando os temas: cultura e educação
LEIA uma citação dele usada do ENAD 2011.
LEIA uma citação dele usada do ENAD 2011.
“A atividade de
capoeira será reconhecida em todas as modalidades em que a capoeira
se manifesta,
seja como esporte, luta, dança ou música, sendo livre o exercício em todo o
território nacional”. E segundo parágrafo: “É facultado o ensino da capoeira
nas instituições públicas e privadas pelos mestres tradicionais, pública e
formalmente reconhecidos”. PERKOV, P. L. Capoeira: instrumento de educação
emancipatória junto a jovens de classes populares?, PPG-Educação, Unisinos,
2011, p. 47. (com adaptação)
FONTE: EXAME
NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES 2011.
Título- CAPOEIRA: POSSIBILIDADE DE EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA JUNTO A JOVENS DE CLASSES POPULARES?
Palavras-chave:
Capoeira, Educação, Comunidades Periféricas.
RESUMO DA DISSERTAÇÃO
O estudo teve como objetivo geral problematizar e analisar a
capoeira enquanto possibilidade de educação emancipatória junto a jovens de
periferias urbanas, por meio de um projeto de capoeira desenvolvido na Escola
Municipal de Ensino Fundamental Migrantes, situada em Porto Alegre/RS Brasil. O
estudo de campo foi desenvolvido no período de junho 2010 a outubro de 2011. A
questão central deste trabalho diz respeito as mudanças geradas pela prática da
capoeira nos processos de ensino-aprendizagem, em termos de corporeidade,
identidade e cidadania para jovens de classes populares. Visando contemplar
este objetivo foram desenvolvidos três objetivos específicos: descrever como se
desenvolve e se fortalece a corporeidade através da prática da capoeira;
identificar como se constrói e se estrutura a identidade cultural através da
prática da capoeira; examinar como é possível a edificação e o alicerce da
cidadania de fato no espaço da prática da capoeira. Foram consideradas três
dimensões da capoeira: os motivos de praticar capoeira, o gosto pela prática de
capoeira e os resultados e mudanças geradas por essa prática. Como base teórica
e metodológica de pesquisa dialogou-se com autores como Paulo Freire, Santos e
Menezes, Stoer, Magalhães e Rodrigues, Brandão, Castro, Junior e Achutti, além
daqueles que militam em prol da capoeira na sua labuta diária; que são Soares,
Falcão, Campos entre outros. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados a
observação participante com diário de campo, entrevistas semi-estruturadas e
fotografias, principalmente, para desenvolver a narrativa. Os resultados da
investigação mostraram a importância do trabalho de capoeira na construção de
redes solidárias de amizade e cooperação, que superam os limites da capoeira-
luta e transcendem os limites pobres da matéria. Oportunizando a construção e o
fortalecimento da corporeidade, identidade e cidadania. Evidencia-se a
importância de uma figura de mestre ou professor mais engajado e identificado
com a comunidade e, uma escola, que conheça e dialogue com a comunidade na
busca da emancipação dos sujeitos na conquista do Ser Mais.
CONTAMOS COM VOCÊS!!!
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Um comentário:
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