29/10/2012

ASSEMBLÉIA DE NOVEMBRO

ASSEMBLÉIA DE NOVEMBRO

Quando? Dia 10 de novembro
O  que? Assembleia dividida em 2 tempos: informes e formação .
Para o segundo tempo foi pensado a apresentação do trabalho de PAULO LARA PERKOV.
Horário ( inicio da assembleia) : 14hs
Inicio do tempo formação: 15h30min ( entregaremos atestado de participação)
LOCAL: SALA 10 DO MERCADO PÚBLICO
Quem é PAULO LARA PERKOV?
É  um Educador popular que trabalha com capoeira. Fez o mestrado na Unisinos, em São Leopoldo/ RS, estudando os temas: cultura e educação
LEIA uma citação dele usada do ENAD 2011.



“A atividade de capoeira será reconhecida em todas as modalidades em que a capoeira
se manifesta, seja como esporte, luta, dança ou música, sendo livre o exercício em todo o território nacional”. E segundo parágrafo: “É facultado o ensino da capoeira nas instituições públicas e privadas pelos mestres tradicionais, pública e formalmente reconhecidos”. PERKOV, P. L. Capoeira: instrumento de educação emancipatória junto a jovens de classes populares?, PPG-Educação, Unisinos, 2011, p. 47. (com adaptação)
FONTE: EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES 2011.


Título- CAPOEIRA: POSSIBILIDADE DE EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA JUNTO A JOVENS DE CLASSES POPULARES?

Palavras-chave:
Capoeira, Educação, Comunidades Periféricas.



RESUMO DA DISSERTAÇÃO

O estudo teve como objetivo geral problematizar e analisar a capoeira enquanto possibilidade de educação emancipatória junto a jovens de periferias urbanas, por meio de um projeto de capoeira desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Migrantes, situada em Porto Alegre/RS Brasil. O estudo de campo foi desenvolvido no período de junho 2010 a outubro de 2011. A questão central deste trabalho diz respeito as mudanças geradas pela prática da capoeira nos processos de ensino-aprendizagem, em termos de corporeidade, identidade e cidadania para jovens de classes populares. Visando contemplar este objetivo foram desenvolvidos três objetivos específicos: descrever como se desenvolve e se fortalece a corporeidade através da prática da capoeira; identificar como se constrói e se estrutura a identidade cultural através da prática da capoeira; examinar como é possível a edificação e o alicerce da cidadania de fato no espaço da prática da capoeira. Foram consideradas três dimensões da capoeira: os motivos de praticar capoeira, o gosto pela prática de capoeira e os resultados e mudanças geradas por essa prática. Como base teórica e metodológica de pesquisa dialogou-se com autores como Paulo Freire, Santos e Menezes, Stoer, Magalhães e Rodrigues, Brandão, Castro, Junior e Achutti, além daqueles que militam em prol da capoeira na sua labuta diária; que são Soares, Falcão, Campos entre outros. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados a observação participante com diário de campo, entrevistas semi-estruturadas e fotografias, principalmente, para desenvolver a narrativa. Os resultados da investigação mostraram a importância do trabalho de capoeira na construção de redes solidárias de amizade e cooperação, que superam os limites da capoeira- luta e transcendem os limites pobres da matéria. Oportunizando a construção e o fortalecimento da corporeidade, identidade e cidadania. Evidencia-se a importância de uma figura de mestre ou professor mais engajado e identificado com a comunidade e, uma escola, que conheça e dialogue com a comunidade na busca da emancipação dos sujeitos na conquista do Ser Mais.
CONTAMOS COM VOCÊS!!!
.

Um comentário:

Willian Pias disse...

Para quem é pai ou mãe e quer melhorar o relacionamento com os filhos, ou para quem é professor/educador e quer descobrir novas ferramentas de auxílio na educação, chegou a hora de conhecer o PAEI - Programa de Aperfeiçoamento Educacional Infantojuvenil.
Ganhe ferramentas poderosas nascidas da junção de ciências como a psicologia, a neurociência e a programação neurolinguística (PNL).
Ligue para (51) 3779.2222 ou mande e-mail para info@inathus.com.br e garanta sua vaga!