30/11/2012

Educadores populares participaram da Marcha




Uma das Educadoras populares que participou tanto da Marcha dos SEM quanto das atividades do Fórum Social Mundial foi a Geni Selau. Outros educadores também se fizeram presentes.

 Abaixo Matéria retirada da internet ( ver fonte no final da página)


Marcha pelo estado palestino reúne 6 mil pessoas em Porto Alegre
Multidão inaugurou atividades do Fórum Social Mundial Palestina Livre na Usina do Gasômetro
Marcha pelo estado palestino reúne 6 mil pessoas em Porto Alegre. Foto: Fabiano do Amaral
Cerca de seis mil pessoas de diferentes nacionalidades participaram, no fim da tarde desta quinta-feira, da marcha de abertura do Fórum Social Mundial Palestina Livre. A multidão partiu do Largo Glênio Peres e se dirigiu até a Usina do Gasômetro, no Centro de Porto Alegre, onde ocorre a maior parte das atividades do evento. O fórum segue até sábado, com debates e palestras em diversos espaços públicos da Capital.

Apesar das críticas a Israel, que incluíram a tentativa de um boicote, a manifestação contou com a presença de judeus. Membro de uma organização judaica anti-sionista pró-Estado palestino, Lee Gargagliano, 27 anos, veio dos Estados Unidos para participar do evento. “Estou aqui porque me oponho ao colonialismo. Não acho que sou eu quem deva dizer que tipo de estado a Palestina deve ter. Precisamos de uma sociedade onde todos possam viver com liberdade”, argumentou o americano.

O fórum é organizado pelas centrais sindicais e por entidades representativas dos palestinos. A 17ª Marcha dos Sem, organizada pela Coordenação dos Movimentos Sociais do RS e que teve início duas horas antes, juntou-se ao movimento em prol da Palestina. Nesta sexta-feira, às 16h30min na Usina do Gasômetro, ocorre a Plenária Nacional pelo Estado da Palestina. O fórum, que confirmou a presença de participantes de 36 países, defende a criação de um Estado palestino com as fronteiras pré-1967.

Já os participantes da Marcha dos Sem deixaram a Praça Otávio Rocha, por volta das 16h, seguiram para o Largo Glênio Peres, passando pela Borges de Medeiros e Loureiro da Silva, até chegar à Usina. Durante o trajeto, professores ligados ao Cpers Sindicato, que fizeram assembleia em frente ao Palácio Piratini, também se uniram à caminhada.

De acordo com o presidente da Central Única dos Trabalhadores no Rio Grande do Sul (CUT-RS), Claudir Nespolo, o eixo principal da Marcha dos Sem em 2012 é a luta pelo fim de todos os muros que gerem desigualdade, injustiça, racismo, machismo e destruição ao meio ambiente. O evento é organizado desde 1996 pela Coordenação dos Movimentos Sociais do Rio Grande do Sul (CMS-RS). Desde que foi criada, a Marcha defende sete temas principais: emprego, salário, saúde, educação, reforma agrária, política agrícola e moradia.


Com informações dos repórteres Danton Júnior e Maria Eduarda Fortuna


Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba

Nenhum comentário: