18/02/2013

Fórum Gaúcho de Educação Infantil – FGEI



O Fórum Gaúcho de Educação Infantil  –  FGEI, além de suas ações específicas de  incidência política, há 13 anos realiza encontros  mensais sistemáticos com o objetivo de debater  temas acerca das políticas e práticas inerentes à  educação de crianças de 0 até 6 anos.
Neste ano de 2013, o FGEI propõe um  Ciclo de Estudos, intitulado  “CONAE 2014:  qual o lugar da Educação Infantil?”,  chamando ao debate entidades, instituições e  sujeitos que protagonizam as políticas para  discussão e elaboração do novo Plano Nacional  de Educação e dos respectivos planos estadual e  municipais de educação, debatendo o lugar das  crianças de  até 6 anos  nestes instrumentos legais  e normativos. No cenário atual, marcado por avanço  conceitual e legal no campo da educação infantil,  surgem demandas por ampliação da oferta e por  garantia de qualidade que necessitam ser  debatidas amplamente, tendo em vista o papel  do Fórum Gaúcho  e do Movimento Interfóruns  de Educação Infantil do Brasil  (MIEIB)  de  mobilização social na defesa do direito à  educação para as crianças pequenas.
Nesse sentido, acreditamos que a  formação, o debate e a incidência junto aos  atores que planejam e/ou executam as políticas  públicas  de educação  são estratégias  fundamentais para nossa a defesa de nossas  bandeiras.
DATAS 2013  TEMAS
18 de março  CONAE 2014
15 de abril  O lugar da criança pequena nos  Planos de Educação (PEE e  PME)
20 de maio ProInfância - Programa  Nacional de Reestruturação e  Aquisição de Equipamentos  para a Rede Escolar Pública de  Educação Infantil
17 de junho Conveniamento para oferta de  Educação Infantil
08 de julho Concurso/Formação/Carreira para atuar na Educação Infantil
19de agosto Financiamento da Educação  Infantil
16 de setembro Articulação entre a Educação  Infantil e Ensino Fundamental
 e Avaliação na Educação  Infantil
21 de outubro Emenda Constitucional nº 59 e a obrigatoriedade da pré-escola
11 de novembro Os Bebês no PNE e nos  Projetos Político-Pedagógicos
09 de dezembro Diversidade na Educação  Infantil - (MST, Escola Infantil)

Nenhum comentário: