07/04/2010

Fórum Paulo Freire!



Queridas/os estudiosas/os de Paulo Freire,
Vem aí o Fórum Paulo Freire, leiam e inscrevam-se!!!
XII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire
Abraços freireano, Fernanda Paulo( comissão organizadora Local do Fórum, através do Grupo de estudos)


Vai ser na PUCRS
Quando? 20 A 23 DE MAIO DE 2010.

O Fórum de Estudos: Leituras Paulo Freire é um evento que dá continuidade ao trabalho de várias instituições de ensino superior no RS, tendo a obra do autor como fonte inspiradora para desenvolver uma educação de qualidade e socialmente comprometida com a transformação social.
Desde sua criação, em 1999, o Fórum busca articular os saberes acadêmicos com os saberes oriundos de diferentes práticas sociais. Para tanto, tem aperfeiçoado os pontos de contato do diálogo entre as experiências de Educação Popular, em diferentes contextos. Para além das Instituições Universitárias, o Fórum Paulo Freire se articula com as escolas, os Movimentos Sociais, ONGs, Associações Populares e entidades que, de alguma forma, comungam com a utopia de uma sociedade mais justa para todos e digna de se viver.
A organização do XII Fórum se fundamenta na compreensão de que a leitura de mundo precede a leitura da palavra. Para tanto, orienta-se pelo princípio geral de que aprender com a própria história é um dos saberes da Educação Popular e busca operacionalizar os seguintes conceitos: aprender a dizer a sua palavra; diálogo problematizador; escuta; registro e pesquisa situada. O Fórum convida a todos os participantes para uma experiência da práxis freireana.

Inscrições somente com apresentação de trabalhos
Os trabalhos podem ser inscritos em duas modalidades: produção textual ou outras formas de expressão.
Prazo de inscrição até 26 de abril.

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Eixos temáticos para a inscrição de trabalhos
1. Educação superior
Questões que envolvam a experiência de educandos e educadores na Universidade, tomando o ensino de graduação como objeto de estudo, no âmbito da formação de educadores ou em outras áreas de formação acadêmicas.
2. Educação do campo: resistência e construção de alternativas
Experiências educativas envolvendo comunidades campesinas a partir de saberes por elas constituídos.
3. Movimentos sociais, economia solidária, educação e participação
Questões sobre os contextos onde ocorrem processos de participação na sociedade, relacionando-os aos diversos setores e às mediações pedagógicas neles imbricadas. O trabalho solidário, educação e socioeconomia como forma de incentivar processos educativos emancipatórios.
4. Educação ambiental e cidadania
Experiências voltadas para as questões sócio-ambientais que promovam, a partir de vivências cotidianas, o despertar da consciência critica, ética e cidadã numa perspectiva de transformação da realidade social vigente.
5. Educação de Jovens e Adultos e PROEJA
Questões sobre a educação de jovens e adultos em espaços formais e não-formais, em uma perspectiva sócio-antropológico-cultural; implicações teórico-metodológicas na prática pedagógica de alfabetização de adultos; diálogo com as experiências que envolvem o PROEJA.
6. Educação popular
Aspectos conceituais e contextuais da refundamentação da Educação Popular; a práxis que possibilite a construção coletiva do conhecimento e o fortalecimento dos processos de ensino e de aprendizagem; teorização das práticas em educação em diferentes contextos sociais formais, não-formais e informais que visem a educação problematizadora como processo de emancipação.
7. Formação de professores
Envolve os processos de formação inicial e continuada de professores e professoras nos diferentes espaços de formação; conteúdos de ensino e temáticas que valorizem os saberes docentes, a epistemologia da prática e a constituição de contratos didáticos fundados na concepção libertadora da educação.
8. Diversidade, interculturalismo e direitos humanos
Temáticas relacionadas à diversidade étnica e cultural, à condição sexual, ao gênero, à inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais e demais temas relacionados, além de ações em prol de justiça social e eqüidade (documentos nacionais e internacionais, políticas públicas, fóruns, movimentos populares, ações de ONGs, conselhos etc.).
9. Práticas educativas nas escolas
Experiências e estudos de profissionais da educação que concebem o ensino escolar como ato político, ético e estético; gestão escolar; parcerias, programas e projetos de caráter educativo que visem a escola como espaço privilegiado de formação.
10. Freire em diálogo com outros autores(as)
Estudos que proponham a aproximação teórico-prática do legado freireano com outras construções teóricas de autores(as) clássicos(as) ou contemporâneos(as).
11. Educação, políticas públicas e ações afirmativas
Relações e interlocuções entre educação e políticas públicas, bem como a importância das ações afirmativas para a construção de uma educação democrática e emancipatória.
12. Educação, comunicação e novas tecnologias
Questões sobre a influência da comunicação na subjetividade e no modo de pensar dos educadores e educandos. Envolve também questões sobre EAD, ambientes virtuais de aprendizagem e outras formas de interação digital virtual, além da utilização/apropriação dos recursos midiáticos nos espaços educativos.
13. Educação, trabalho e saúde
A práxis no processo de trabalho em saúde em diferentes cenários e contextos sociais, destacando possibilidades de interface entre as áreas da Educação e da Saúde; questões sobre formação, trabalho e qualificação profissional na área da saúde, de forma intersetorial, multiprofissional e interdisciplinar.
14. Arte, cultura e educação
Abordagens artísticas e culturais, programas, projetos e propostas pedagógicas promotoras de arte e de cultura; a arte na educação como princípio educativo e elemento motivador à interdisciplinaridade.
15. A práxis freireana na educação infantil
O trabalho educativo com crianças de 0 de 5 anos, em instituições de educação infantil, ou de 6 a 10, nos anos iniciais do ensino fundamental, ou ainda com estas faixas etárias em espaços de educação não formal, tematizando as peculiaridades do ensino e da aprendizagem deste período de desenvolvimento e as possibilidades de formação numa perspectiva freireana desde a educação na infância.
16. Cultura de paz e resolução não violenta de conflitos
Ações de promoção de cultura de paz em diferentes espaços (educação formal e não formal); práticas de mediação comunitária, justiça restaurativa nas escolas, programas e projetos de convivência escolar e direitos humanos; prevenção da violência nas escolas e comunidade, comunicação não violenta.

Regulamento para envio de trabalhos
• Modalidade: PRODUÇÃO TEXTUAL
Consiste em um produção textual de relato de pesquisa, de experiências ou de estratégias educativas, de projetos ou atividades que fazem referência ao pensamento pedagógico de Paulo Freire.
O “texto da produção” deve compreender de 6 a 8 páginas com o sistema de citação do autor e data; espaçamento entre linhas 1,5; fonte Times New Roman - tamanho 12; tamanho do papel A4; margens (superior, inferior, esquerda e direita) 2,5cm; com todas as referências bibliográficas no final do texto. Nome do arquivo: Nome_do_autor.doc.
O resumo deve compreender 20 linhas (no máximo) ou 1500 caracteres; espaçamento entre linhas 1,5; fonte Times New Roman - tamanho 12.



Modalidade: outras formas de expressão

Consiste na apresentação de trabalhos por meio de teatro, dança, música, pintura, poesia, vídeo, entre outros.
O “resumo da intervenção de outras formas de expressão” deve compreender 20 linhas (no máximo) ou 1500 caracteres; espaçamento entre linhas 1,5; fonte Times New Roman - tamanho 12; tamanho do papel A4; margens (superior, inferior, esquerda e direita) 2,5cm; Nome do arquivo:
Nome_do_autor.doc.



Coordenação geral
• Ana Lúcia Souza de Freitas – PUCRS – (coord.)
• Cleiva Aguiar de Lima – IFERS – Campus Rio Grande
• Hedi Luft – UNIJUÍ
• Jaime Zitkoski – UFRGS
• Sandro Pitano - UFPEL
• Sérgio Trombeta – UNISINOS


AS DEMAIS INFORMAÇÕES ESTARÃO DISPONÍVEIS EM BREVE NO SITE DA PUCRS.

CONTATO: forumpf12@gmail.com

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