07/09/2012

sugestão de tema para FORMAÇÃO

SUGESTÃO DE TEMA PARA FORMAÇÃO

Educador popular: Paulo Lara Perkov fez o mestrado na Unisinos, em São Leopoldo/ RS, estudanto os temas: cultura e educação

Título- CAPOEIRA: POSSIBILIDADE DE EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA JUNTO A JOVENS DE CLASSES POPULARES?

COMPARTILHAMOS A POESIA DE AUTORIA DE : PAULO LARA PERKOV

Salve mestre Paulo Freire!
Salve mestre Paulo Freire!
Por tudo, que ele fez?
Foi me inspirar para luta.
Na Pedagogia do Oprimido.
Minha leitura orientou.
Ensinando a ler o mundo,
Foi aí que eu aprendi
A fazer a leitura da palavra.
Com o som do berimbau
Misturando muitos tons,
Que ecoavam na memória.
Trazidas dos ancestrais
Um lamento de escravo,
No chicote do feitor.
Era o gemido do negro.
Lembrando, do tal horror.
Das vivências nas senzalas

Pedindo à Deus do céu
Para acabar com esse horror
Que venho da escravidão,
Da ganância do senhor
Paulo Freire foi um mestre
Na arte de ensinar,
Mas sabia aprender,
Com um gesto um olhar.
Superar as situações limites,
Também.
Dizendo que ninguém,
Ensina ninguém.
Todos aprendem uns com os outros,
Numa tal cooperação,
Num sentido de união. (Paulo Lara Perkov)

RESUMO DA DISSERTAÇÃO

O estudo teve como objetivo geral problematizar e analisar a capoeira enquanto possibilidade de educação emancipatória junto a jovens de periferias urbanas, por meio de um projeto de capoeira desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Migrantes, situada em Porto Alegre/RS Brasil. O estudo de campo foi desenvolvido no período de junho 2010 a outubro de 2011. A questão central deste trabalho diz respeito as mudanças geradas pela prática da capoeira nos processos de ensino-aprendizagem, em termos de corporeidade, identidade e cidadania para jovens de classes populares. Visando contemplar este objetivo foram desenvolvidos três objetivos específicos: descrever como se desenvolve e se fortalece a corporeidade através da prática da capoeira; identificar como se constrói e se estrutura a identidade cultural através da prática da capoeira; examinar como é possível a edificação e o alicerce da cidadania de fato no espaço da prática da capoeira. Foram consideradas três dimensões da capoeira: os motivos de praticar capoeira, o gosto pela prática de capoeira e os resultados e mudanças geradas por essa prática. Como base teórica e metodológica de pesquisa dialogou-se com autores como Paulo Freire, Santos e Menezes, Stoer, Magalhães e Rodrigues, Brandão, Castro, Junior e Achutti, além daqueles que militam em prol da capoeira na sua labuta diária; que são Soares, Falcão, Campos entre outros. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados a observação participante com diário de campo, entrevistas semi-estruturadas e fotografias, principalmente, para desenvolver a narrativa. Os resultados da investigação mostraram a importância do trabalho de capoeira na construção de redes solidárias de amizade e cooperação, que superam os limites da capoeira- luta e transcendem os limites pobres da matéria. Oportunizando a construção e o fortalecimento da corporeidade, identidade e cidadania. Evidencia-se a importância de uma figura de mestre ou professor mais engajado e identificado com a comunidade e, uma escola, que conheça e dialogue com a comunidade na busca da emancipação dos sujeitos na conquista do Ser Mais.

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Palavras-chave:
Capoeira, Educação, Comunidades Periféricas.

Titulo:
CAPOEIRA: POSSIBILIDADE DE EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA JUNTO A JOVENS DE CLASSES POPULARES?

Autor:
PAULO LARA PERKOV

Defesa:
02/ 2012

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