31/05/2013

socializando

Reestruturação curricular

Seminário internacional tem palestrantes confirmados

O Seminário Internacional Concepções e sentidos da educação: pensamentos para uma nova prática social cidadã acontecerá nos dias 18 e 19 Julho, em Porto Alegre. O evento vai debater a implantação do Ensino Médio Politécnico na rede estadual e as suas consequências no processo pedagógico. As palestras serão realizadas no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). A promoção é da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A abertura do Seminário contará com a presença do governador Tarso Genro e do secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo. Após, o professor Michael Apple (EUA) fará a Conferência Pensamentos para uma nova prática social cidadã. No dia 19 estarão em debate os temas: “Avaliação: controvérsias, perspectivas e impactos no trabalho docente”, no turno da manhã; “Reestruturação curricular, trabalho pedagógico e mudanças educacionais: vínculos e desafios necessários”, no turno da tarde e “Dilemas e sentidos atuais do ensino médio e da educação profissional”, no turno da noite.

Já estão confirmados os conferencistas: Maria Tereza Esteban (Brasil/México), Gustavo Fischman (Argentina/EUA), Jorge Manuel de Almeida Castro (Portugal), Ana Benaventes (Portugal), Antônio Flavio Moreira (Brasil), Mônica Ribeiro da Silva (Brasil), Sandra Garcia (Brasil) e Acácia Kuenzer (Brasil).

Os debates serão transmitidos, ao vivo, para dezenas de salas montadas pelas 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), onde os professores poderão acompanhar as conferências. 1500 inscritos assistirão o Seminário presencialmente, no Salão de Atos da Ufrgs.

A reestruturação curricular do Ensino Médio começou a ser colocada em prática em 2012, para o primeiro ano e, em 2014, chegará ao 3º ano. O processo de mudança mobiliza um grande número de pessoas: 22 mil professores e 350 mil alunos. Envolve 800 escolas de Ensino Médio Politécnico, 160 escolas de Educação Profissional e 101escolas de Curso Normal-Magistério.

FONTE: http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?ID=11637

Nenhum comentário: