07/04/2010

Educadores Populares estão no Plano Nacional de Formação de Professores


Queridos(as) amigos(as) da Educação Popular,

Em nome da nossa presidente: Letícia Guedes divulgo resultado do trabalho que juntos(as) buscamos para qualificar nossa ação político-pedagógica.
Portanto é com muita alegria que compartilho mais uma conquista do coletivo.
Estamos juntos(as) escrevendo novas histórias de Educação Popular em Porto Alegre.
Bjs da gestão
Secretária: Fernanda Paulo

_______________________________
Educadores Populares estão no Plano Nacional de Formação de Professores

O diretor de Educação Básica da Capes/MEC, João Carlos Teatini, em reunião com a presidente da Associação de Educadoras Populares de Porto Alegre (Aeppa), Letícia Guedes, e a vereadora Sofia Cavedon, vice-presidente da Comissão de Educação, trouxe a resposta da demanda encaminhada a ele no final do ano passado, de que as educadoras populares também possam cursar licenciaturas pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor), antes voltado aos professores das redes públicas.

Conforme Teatini a posição da Procuradoria Federal da Capes é favorável pela inclusão em cursos de Licenciatura do Parfor de educadores de instituições privadas sem fins lucrativos ou filantrópicos. “O dado novo, descrito no parecer, dá conhecimento que o Plano organiza a oferta de formação que “... em turmas regulares especiais de Instituições Formadoras de Educação Superior (IES), nem sempre preenchidas por professores da rede pública, restando vagas ociosas, que podem beneficiar outros professores que buscam melhorar a sua formação e que atuem na educação pública, em especial na infantil, coerente com o propósito do Parfor. Este é o caso de várias instituições comunitárias, creches, orfanatos, ONGs e outras.”

Ele disse que o parecer respalda a iniciativa requerendo as instâncias superiores do MEC “... as providências necessárias para respaldar as Instituições Formadoras de Educação Superior a incluírem educadores não efetivos da rede pública, mas que atuem na educação pública, em seus cursos de Licenciatura...”. Essas justificativas se apresentam plausíveis, e coerente com o Princípio da Eficiência dos serviços públicos, que determina que o planejamento e a organização do atendimento das necessidades de formação de profissionais do magistério devem promover a plena utilização da capacidade instalada das instituições públicas de educação superior, destaca.

Sofia informa que ficou decidido no encontro que os educadores encaminharão ao MEC documento quantificando a demanda, projetando no tempo a absorção – estimada em 680 educadores, só nas creches comunitárias conveniadas. “A Aeppa encaminhará a definição, junto com a Secretaria de Educação do município, da forma como os educadores se inscreverão na Plataforma Paulo Freire ou se as turmas ou grupos serão indicadas ao MEC, separadamente”, explica.

A vereadora enfatiza que novas reuniões serão realizadas com o IPA, PUC e Uergs para, diante da nova possibilidade, tentar que apresentem vagas, “uma vez que Porto Alegre ainda não apresentou nenhuma”.

Prazos

João Teatine lembrou dos prazos deste ano: até o final de abril deve abrir a Plataforma Paulo Freire para o segundo semestre. Todos os convênios devem ser assinados até o final de maio para haver o empenho dos recursos até junho – depois disto, o período eleitoral impede, avisa o professor, informando que os convênios são assinados por dois anos, “portanto, pode-se projetar no tempo o encaminhamento dos educadores”.

A novidade, apresentada por Teatine esta semana às instituições comunitárias, foi o novo formato de convênio, onde os professores receberão as bolsas diretamente do MEC para atuar nos cursos de formação e as universidades encaminharão os custos administrativos que serão reembolsados.

“Isto pode desbloquear as comunitárias e favorecer a oferta de vagas, como no curso de Pedagogia da PUC e no IPA, que antes não havia possibilidade pela ação unificada das mesmas que questionavam a forma anterior proposta pelo MEC.” afirma Sofia. “Temos uma nova oportunidade de contemplar em grande número os educadores!” comemora ela.

Porto Alegre, 07 de abril de 2010.

Jorn. Marta Resing/5405
Ass. Comunicação
Verª Sofia Cavedon/PT

Um comentário:

Vládia Paz disse...

Parab´ne spela conquista queridas colegas, mesmo sem estar fisicamente presente nos ultimos meses, estou junto nesta busca!!! Coragem e Paz e bem!!!!!